Trabalhos

10/10

Limite de Submissão*

10

Modalidade Oral Online

10

Máximo de autores

24/10

Publicação de resultado

06/11

Divulgação Premiados

* Ou 250 trabalhos enviados.

Poderão ser submetidos, no Congresso Interligas de Ciência e Saúde, a ser realizado nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2021, trabalhos científicos cuja temática esteja relacionada à área da saúde, confeccionados por graduandos e por profissionais.

O evento contemplará publicação em anais de resumos simples, com apresentação de trabalhos na forma de apresentações orais on-line.

Serão aceitos até 250 resumos simples para submissões, de modo que os 10 melhores deverão realizar a apresentação oral on-line (2 melhores de cada área temática). Desses resumos, os três melhores trabalhos serão premiados e os demais receberão menção honrosa.

Os resumos serão aceitos para avaliação até às 23h59min do dia 03 de outubro de 2021, ou até atingir a marca de 250 trabalhos submetidos. A publicação da lista com os trabalhos aceitos será disponibilizada no dia 24 de outubro de 2021 no site/Instagram do congresso. Somente serão aceitos trabalhos com a data de submissão dentro dos prazos e normas. A lista com os 10 melhores trabalhos para apresentação oral e o respectivo cronograma de apresentações serão divulgados no dia 26 de outubro de 2021. As apresentações, com duração de 10 minutos, seguidas de 5 minutos de arguição, ocorrerão ao vivo no dia 05 de novembro de 2021, às 19h. O link para a apresentação será enviado ao primeiro autor por e-mail até uma hora antes do início das apresentações. A divulgação dos trabalhos premiados (três melhores) será no último dia do evento, dia 06 de novembro de 2021.

  • Cada participante poderá estar inscrito como autor principal ou coautor da quantidade de trabalhos referente à sua modalidade de inscrição.
  • A quantidade máxima permitida de trabalhos submetidos por cada autor depende da categoria de inscrição no evento:

Categoria 1

Categoria 2

Categoria 3

Não permite envio de trabalho

1 Trabalho como autor principal e 2 trabalhos como coautor

2 Trabalho como autor principal e 3 trabalhos como coautor

 

  • O autor(a) principal/primeiro autor e todos os coautores (com exceção do(a) orientador(a)), deverão estar inscritos(as) no
  • O primeiro autor deverá realizar a submissão do trabalho e será, automaticamente, o apresentador do
  • Será emitido 01 (um) certificado por trabalho aprovado, constando os nomes do primeiro autor e dos demais coautores e o título do trabalho, de acordo com o submetido. O certificado estará disponível no site do evento, podendo ser acessado pelo login e senha da inscrição.
    • Não serão aceitas alterações, de qualquer espécie, após a submissão do trabalho. O trabalho somente será aceito ou recusado, sem possibilidade de alterações e/ou correções.

 

  • Em caso de dupla submissão de um mesmo trabalho, será considerado para avaliação apenas o primeiro
  • Trabalhos com pesquisas envolvendo seres humanos e/ou animais devem indicar o número do protocolo de aprovação ou submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e/ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) na metodologia do

A organização do evento se isenta de quaisquer inconvenientes quanto à plágio, conflitos de interesse entre autores e outras atitudes antiéticas por parte dos autores dos trabalhos, sendo o produto apresentado de responsabilidade do primeiro autor e dos coautores que submeteram o resumo.

4.1. Trabalhos que não seguirem as normas de formatação serão recusados.

4.2. O resumo deve ser digitado em português, em formato A4, fonte ARIAL tamanho 12, parágrafo único, espaçamento simples e o corpo do resumo em alinhamento justificado. A digitação do texto deverá ser contínua, em parágrafo único, com no mínimo 1000 e no máximo 2500 caracteres com espaços. Não deve conter gráficos, tabelas, referências bibliográficas ou qualquer ilustração. Não iniciar sentenças com numerais. Evitar o uso de siglas.

4.3.O título deve estar em negrito e em LETRAS MAIÚSCULAS, salvo nomes científicos, e deve ficar centralizado; 

4.4. Apresentar os nomes completos do autor e coautores, sem abreviações. O orientador do trabalho deve estar entre os coautores, sendo o nome deste preenchido por último;

4.5. Deverá conter 03 (três) palavras-chave. As palavras-chave devem ser aquelas que melhor caracterizem o trabalho, considerando, preferencialmente, a terminologia adotada pelos Descritores em Ciências da Saúde (DeCs). No caso de dificuldade na seleção das palavras chave, consulte o link: http://decs.bvs.br/.  

4.6. Informar no resumo os seguintes dados (como consta nos exemplos a seguir): 

            4.6.1. Instituição, Departamento/Curso, Cidade, UF e país dos autores envolvidos.  Exemplo: Universidade Federal de Jataí, Curso de Medicina, Jataí, GO, Brasil.

            4.6.2. Número do protocolo de aprovação ou submissão do trabalho ao CEP ou CEUA, no caso de trabalhos com pesquisas envolvendo humanos e/ou animais; 

            4.6.3. Fonte(s) financiadora(s) do trabalho, quando houver. 

4.7.O autor deve indicar o tipo do trabalho desenvolvido. Devem ser enquadrados entre: 

  1. a) Trabalho Original: trabalho científico original, resultante de pesquisa, com contribuição para o avanço da saúde. Deve-se dar ênfase à metodologia e dispensar particular atenção ao   tratamento estatístico, se pertinente, para os resultados.

            O resumo deverá ser estruturado com as seguintes informações: Introdução e objetivos, Material e Métodos, Resultados e Conclusões.

Modelo de Resumo Simples CICS (Trabalho Original)

  1. b) Trabalho de Revisão: Trabalhos que apresentem a síntese de assuntos bem estabelecidos, com análise crítica da bibliografia consultada, dando ênfase às conclusões.

            O resumo deverá ser estruturado com as seguintes informações: Introdução e objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. 

Modelo de Resumo Simples CICS (Trabalho de Revisão)

  1. c) Relato de Caso/Experiência: Descrição objetiva do caso/experiência justificando, claramente, a razão da relevância do relato.

            O resumo deverá ser estruturado com as     seguintes informações: Introdução e objetivos, Relato de caso/experiência e Conclusões.

Modelo de Resumo Simples CICS (Relato de caso ou experiência)

4.8. Todos os trabalhos inscritos e aceitos terão seus resumos publicados nos anais do evento, disponibilizados na forma de mídia digital https://comissaocientifica37.wixsite.com/anais-jamedufj .

5.1. Os resumos simples deverão ser submetidos pelo site do evento na aba “Submissão de Trabalhos”; 

5.2. O autor inscrito que realizar a submissão do resumo será, automaticamente, o apresentador do trabalho; 

5.3. Durante a submissão: 

            5.3.1. Apresentar os nomes completos, sem abreviações, e o e-mail pessoal do primeiro autor e coautores. O orientador do trabalho deve estar entre os coautores, sendo este preenchido       no último campo. As comunicações futuras relacionadas ao trabalho inscrito serão             encaminhadas, por e-mail, ao primeiro autor e todos os coautores do trabalho.

             5.3.2. Indicar o tipo do trabalho desenvolvido (especificado no item 4.7): 

  1. a) Trabalho Original; 
  2. b) Trabalho de Revisão; 
  3. c) Relato de Caso/Experiência.

            5.3.3. Indicar a temática do seu trabalho: 

  1. a) Área básica (se enquadram nessa área trabalhos que abordem as seguintes áreas                  de conhecimento: genética, fisiologia, citologia e biologia celular, embriologia,                           histologia, patologia, anatomia, bioquímica, biofísica, farmacologia, imunologia,                        microbiologia e parasitologia); 
  2. b) Clínica Médica, Cirúrgica e áreas afins (se enquadram nessa área trabalhos que                    abordem quaisquer áreas cirúrgicas ou de clínica Médica); 
  3. c) Epidemiologia e Saúde Coletiva (se enquadram nessa área trabalhos que abordem                as        seguintes áreas de conhecimento: epidemiologia; saúde pública e medicina                    preventiva); 
  4. d) Humanidades (se enquadram nessa área trabalhos que abordem as seguintes áreas             de        conhecimento: filosofia, sociologia, antropologia, história, psicologia, ética e                  educação        em       saúde); 
  5. e) Tecnologia em Saúde (se enquadram nessa área trabalhos que abordem as                            seguintes áreas           de conhecimento: biotecnologia, telemedicina, telessaúde e                     inteligência artificial).

            5.3.4. Inserir no campo “Corpo do Trabalho”, apenas a parte do resumo redigido entre “introdução e conclusão”; 

            5.3.5. Inserir no campo “Resumo” o arquivo completo do resumo no formato .doc (word).        Esse arquivo será utilizado para a publicação nos anais do evento.

OBS.: Recomenda-se rigor na correção e na apresentação dos resumos, pois estes serão reproduzidos nos anais na forma em que forem recebidos, sem revisão técnica e/ou gramatical, sendo, portanto, de inteira responsabilidade do autor.

6.1. Dez resumos simples, mais bem avaliados, serão selecionados para apresentação oral virtualmente. A seleção desses resumos e cronograma de apresentações serão disponibilizados na data de 26 de outubro de 2021

6.2. As apresentações orais, on-line, terão duração de 10 minutos, seguidas de 5 minutos de arguição pela banca avaliadora, e serão realizados ao vivo; 

6.3. O layout dos slides a serem apresentados oralmente, com as exigências quanto à formatação, serão enviados pelo e-mail a todos os que tiveram o trabalho aprovado no mesmo dia de divulgação do cronograma de apresentações

6.4. As instruções para a apresentação oral on-line, para os 10 trabalhos mais bem avaliados, serão enviadas pelo e-mail. Além disso, os autores que foram selecionados para apresentação oral, se não o fizerem, serão desclassificados. 

7.1. Critério de avaliação dos resumos escritos:

            7.1.1. Adequação às normas do evento (10 pontos)

            7.1.2. Relevância e contribuição científica do tema (30 pontos)

            7.1.3. Originalidade (20 pontos)

            7.1.4. Impacto dos Resultados (20 pontos)

            7.1.5. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura             formal) (20 pontos)

7.2. Critérios de avaliação das apresentações orais: 

            7.2.1. Adequação às normas da apresentação oral. 

            7.2.2. Apresentação gráfica dos métodos e resultados. 

            7.2.3. Domínio do conteúdo. 

            7.2.4. Segurança na arguição. 

            7.2.5. Interação com o avaliador durante a arguição. 

            7.2.6. Clareza nas informações. 

            7.2.7. Relevância do tema. 

            7.2.8. Tempo de apresentação. 

7.3. Como critérios de desempate serão utilizadas as notas de: 

            (1) Apresentação oral. 

            (2) Resumo escrito. 

            (3) Domínio do conteúdo nas apresentações.

            (4) Interação com o avaliador durante a arguição. 

            (5) Relevância e contribuição científica do tema, nessa ordem. 

7.4. Os dez resumos simples mais bem avaliados selecionados para apresentação oral on-line, automaticamente, receberão menção honrosa e, desses resumos, os três melhores, durante a apresentação, receberão a premiação dentre as apresentações orais.